terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Democracia, o que é isso?

Motivada pelas discussões sobre o tema e sentindo-me chamada a pensá-lo em tempos de grandes conflitos sociais e políticos. Ambiente propício para a reflexão, até porque não podemos dizer que na democracia não há conflitos. Conforme a Enciclopédia Larousse democracia é: “um regime político que se funda na soberania popular, na divisão de poderes e no controle da autoridade” ou ainda “um sistema político no qual o povo exerce sua soberania por intermédio de órgãos representativos”. Como podemos perceber o significado de democracia nos faz apreender que se trata de um dos sistemas políticos, onde o povo exerce sua soberania política, econômica e social. Pois bem, esse é o sistema político brasileiro. Mas se este é nosso sistema político, então porque percebemos nosso povo cada vez mais submetido? E, mais, como é possível uma democracia de fato, se temos um povo do qual a maioria carece de reflexão sobre si e o mundo onde vive?
Parece inevitável pensar no povo que elege vereadores, prefeitos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidentes. Do livro Origens do discurso democrático, do querido e mestre Prof. Donaldo Schüler, extraímos que a democracia na modernidade traz consigo reflexos de seu nascimento na Grécia antiga. Mais precisamente no modelo proposto por Górgias, onde a figura do orador esta em evidência. Ora, os oradores da modernidade são os políticos, vereadores, deputados, senadores, presidentes e as mídias. O instrumento para a realização do orador é ainda, como antigamente, a retórica. A retórica é um jogo que depende das habilidades dos oradores. Nesta esteira, a democracia pode ser pensada como um jogo entre oradores e audiência. Sabemos na carne, que é o jogo democrático que define os rumos de uma nação. Onde os oradores são atores que interferem no julgamento e nas escolhas da audiência. Hoje, vimos claramente como os ouvintes na sua grande maioria não participam da argumentação - aquela que faz as leis -, são passivos e não estão blindados de uma proteção contra esta retórica. Então, como fazer a audiência participar significativamente do jogo democrático? Penso que a resposta é: educação!


Artigo publicado na ZH de 09/01/2018.