sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018


Escolas podem surpreender!!

Neste carnaval de 2018 tivemos uma grande demonstração de educação por parte das escolas do grupo A do carnaval do Rio. As escolas carnavalescas mostraram que ensinar ou que as aprendizagens não estão tão somente e necessariamente no espaço escolar tradicional. Ambientes que naturalmente absorvemos e legitimamos que são as escolas, universidades, faculdades e equivalentes.
A leitura que apreendemos desta magnífica demonstração é que educação, ou as mais variadas formas de aprendizagens também passam pela proposta que as escolas apresentaram na avenida. O que notadamente foi traço, senão ideia central, na maioria delas foi a crítica contundente ao momento político e econômico que todos os brasileiros estamos passando, assim como reverenciar o que temos de bom na nossa cultura. 
Tanto nas alas que foram apresentadas com suas alegorias, com enredos lúcidos, pontuais e ferozes na crítica social, como a escola Paraíso da Tuiuti, a Beija Flor, trouxeram uma crítica importante para aplaudir de pé. Tudo isso associado à emoção que cada um colocou na passarela foram encenados de maneira poderosa e contagiante. É muito provável que muitos de nós nos sentimos representados, de alma lavada. Este é o país que queremos!  Irreverente, criativo, ousado e ético. Faz a festa, cai na folia, mas também mostra uma face politizada, libertando-se do cativeiro social.
Falta muito para gente mudar esse país. A festa, a farra da maioria dos políticos tem que acabar. As eleições estão chegando! Hora de mostrar nossa força, nosso poder nesta ação que é o voto!
Hora de colocarmos os blocos nas ruas que exijam mudanças e a boca no trombone, no megafone, no microfone, no fone! Até porque temos o que dizer e mostrar! Bora mudar Brasil!!



Nenhum comentário: